A providência divina nos momentos difíceis

providência divina

Através de uma parte da história do profeta Elias, vamos ver um pouco da providência divina para com aqueles que são tementes a Deus.

Ao ler você perceberá a providência divina atuando na vida desse leal profeta. Recomendamos que leia 1 Reis 17.

A fé do profeta

Vejam a fé do profeta Elias, fé naqueles momentos de cumprir a vontade de Deus como profeta. Primeiro o profeta teve de enviar uma mensagem a Acabe, o rei de
Israel.

Sobre a grande seca que Deus iria trazer, por causa da idolatria e pecados dele, Acabe, e do povo de Israel.

Aqui começa a providência divina

Após isso Elias foi mandado por Deus ao ribeiro de Querite, onde ficou ali sendo sustentado por corvos até que o ribeiro se secou. Deus já começara a revelar sua providência ao seu servo leal e temente.

Nem sempre a providência está onde imaginamos

Agora com o ribeiro de Querites seco, Deus envia Elias a Sarepta, cerca de treze a quinze quilômetros de Sidom, casa de Jezabel e lugar de culto a baal! Estranho né?

Vejam aonde Deus enviou seu profeta! Elias precisou confiar na voz de Deus e ao confiar conseguiu a vitoria! Aprenda o lugar mais seguro onde podemos estar e o local onde Deus manda que estejamos.

Num primeiro olhar humano, Serepta de Sidom não era o melhor lugar para o profeta de Deus, pois ali era próximo do ninho de Jezabel, porem depois se viu que o Deus de Israel não falha. Pois foi o único lugar onde o rei Acabe não procurou Elias.

O milagre e o manifestar da gloria de Deus não termina por aqui! Pois Deus usou uma viuvá pobre, quase sem mantimento, que já estava prestes a morrer, para sustentar e suprir as necessidades do seu profeta.

O Deus do impossível

Esse Deus é verdadeiramente tremendo. Bastou a fé do profeta e sua confiança na voz de Deus, mais a fé da viuvá, para que de forma milagrosa, Deus suprisse as necessidades alimentares, do profeta e da viuvá com seu filho, para que continuassem em vida.

Pensa que acabou essa historia, de fé, e oração, e soberania de Deus? Ainda não! A farinha da panela não se acabara e o filho da viuvá Deus vai ressuscitar.

O Deus da ressurreição

O filho da viuvá ficou doente e morreu (1 Reis 17. 17-24). Elias tomado de compaixão intercede pelo filho da viuvá e ora de forma perseverante se estendendo sobre o filho da viuvá três vezes, com fé e insistência. Deus fez o milagre e o menino ressuscitou.

Para honra dAquele que é soberano sobre todas as coisas o Deus santo!
Podemos aprender com isso tudo, que quem obedece a Deus, mesmo sem compreender nada, e persevera, na oração, na leitura da bíblia e na fé.

Mesmo que passe por dificuldades o seu Deus não lhe desamparará.

Mesmo que de começo o agir de Deus pareça algo fora do normal ou da compreensão humana e limitada(1Co 1.27), Deus sabe o que faz e no final o poder Dele se manifestara em nossas vidas e veremos com grande é o nosso Deus! Amém!

Leia também: Tempos de Crise: O que você pode aprender com Israel diante do mar vermelho
Fique na paz de Cristo!

Higor Ramos
Higor Ramos é autor e mantenedor do Evangélico Blog, Gosta de ler bons artigos e livros. Secretario Executivo na AD Despertando e Salvando Vidas. Gosta de tecnologia sempre buscando novidades nessa área.