Quem era Saulo de Tarso?

um certo saulo de tarso

Quem era Saulo de Tarso? No capitulo 9 de Atos, logo no começo, nos temos a reposta.

Ele era um perseguidor do Evangelho. Esse Saulo respirava ameaças, estava com sede de sangue do salvos em Cristo. Mas quem era ele? Que apareceu subitamente como perseguidor terrível de Jesus e sua igreja?

Quem era Saulo de Tarso?

Saulo do nome oriundo do Hebraico que quer disser: “o que se pediu, o que se orou por”. Nasceu em Tarso, território onde hoje onde está a Turquia. Era Fariseu de dupla nacionalidade, Judeu e Romano.

Este Saulo aprendeu tudo que necessitava sobre a lei “aos pés de Gamaliel” renomado mestre. De pequena estatura, tendo a profissão de fazedor de tendas.

Ele era Fariseu

Saulo pertencia a um dos partidos da religião Judaica. Era fariseu de nascença, seus pais eram fariseus. Esse partido do judaísmo era um dos mais severos quanto ao cumprimento da lei.

Com isso Saulo desde dos treze anos fez voto de cumprir toda a lei de Deus. Esse partido também não aceitava o domínio romano e nem o surgimento de novas seitas ou doutrinas.

Preparado para perseguir

Viu Saulo na sua visão cega, que o cristianismo se constituía de um risco ao seguimento da lei de Deus.

Por isso esteve presente na morte de Estevão o primeiro mártir do cristianismo. Tinha preparo na lei, tinha certa influencia. Estava “respirando ameaças e pronto a perseguir.

No versículo 3 de Atos 8 temos esse triste relato:
“Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere”

Na verdade o tiro estava saindo pela culatra. Pois a perseguição implacável de Saulo fazia o evangelho se expandir para outros lugares, pois os crentes fugiam de Jerusalém.

Porque Saulo perseguia assim?

Saulo tinha uma visão limitada da Palavra, e desde de criança tinha sido ensinado de uma forma a não tolerar nada fora da lei. E o cristianismo encerrava o tempo da lei e iniciava o tempo da graça.

E Saulo como muitos outros também não compreenderam isso. Para eles o Evangelho de Cristo era uma seita a ser exterminada a qualquer custo. Mas tudo isso ia mudar…

O encontro no Caminho

Saulo agora ia atrás dos cristãos que estavam em Damasco. Não sabia ele que naquele caminho nasceria um novo homem.

Um perseguidor agora perseguido. De prepotente a humilde. De destruidor da fé, para herói da fé.

De Saulo para Paulo. Pois Saulo teve o encontro com Jesus. E quem encontra Jesus, sua vida nunca mais será a mesma. Até o pior pode se tornar o melhor.

E a vida de Saulo não foi mais a mesma. Até seu nome mudou.

Fique com Deus e até a próxima.

Biografia de Paulo de Tarso: http://pensador.uol.com.br/autor/paulo_de_tarso/biografia/

Leia a seguir: Conhecendo e desenvolvendo um Caráter Cristão

Higor Ramos
Higor Ramos é autor e mantenedor do Evangélico Blog, Gosta de ler bons artigos e livros. Secretario Executivo na AD Despertando e Salvando Vidas. Gosta de tecnologia sempre buscando novidades nessa área.